quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Truques Para Vencer a Balança

Aprenda a distinguir a fome da vontade de comer
Ao notar que o que está sentindo é fruto de ansiedade ou parte do hábito de beliscar, procure se distrair: ligue para uma amiga, ouça música, leia, dê um passeio. Só não corra para a geladeira. Pense na recompensa que a espera ali na frente: um corpo esbelto, pronto para o Verão.

A comida pode ser digerida em pequenas quantidades.

Quando a pessoa come demais seu estômago fica muito cheio, a digestão é difícil porque ele não pode se expandir e contrair apropriadamente para triturar o alimento como é necessário.

Para saber a quantidade necessária, experimente fazer o seguinte:

a. Espere a fome (física) para comer;

b. Coma devagar. Mastigue bem. Dessa forma a saliva pode cumprir o seu papel na digestão (a digestão se inicia na boca, e não no estômago). A mastigação lenta aciona o mecanismo de saciedade, que funciona assim: quando a quantidade necessária de comida chega ao estômago, esse envia mensagens químico-elétricas através de neurônios e hormônios até o hipotálamo (região do cérebro que responde pelo comando das principais atividades do metabolismo). A mensagem de "chega" dispara, então, a sensação de satisfação plena do apetite. Como todo esse processo leva algum tempo (20minutos)
Tática: contar o quanto mastiga cada garfada: 20 vezes é um bom número.
BEBER 2 LITROS DE AGUA ELIMINA A GORDURA
Apesar de não conter calorias, a água pode atrapalhar seu emagrecimento. Isso porque, quando tomada durante as refeições, acelera o processo digestivo, e assim, sente-se fome mais cedo. O líquido também dilata o estômago, aumentando a superfície de absorção dos alimentos. Recomenda-se não beber líquidos 40 minutos antes ou 40 minutos após as refeições. Fora isso, beba bastante líquidos.

Você já sabe que o corpo precisa de oito a dez copos todo dia. O truque é quando tomar. Anote: dois copos de água uma hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Antes de cada lanche, mais um copo. “Nosso corpo nem sempre identifica bem a sede “Por conta disso, às vezes confundimos a falta de hidratação com fome e exageramos na comida.”
Beba bastante água para ajudar nas trocas de líquidos do corpo. Além disso, nesses dias de dieta, você não corre o risco de confundir sede com fome. O melhor é não esperar a sede chegar, pois ela é, em si, um sintoma de que já está faltando água no seu organismo.

Não coma resto de comida do prato das crianças.
Aprenda a deixar comida no prato, quando estiver satisfeita. Se o que ia para o lixo você comeu, quem é o lixo?


Não coma quando estiver cansado
. Você vai querer comer rápido, não vai escolher os alimentos que realmente quer comer para ir descansar logo, então descanse primeiro ao menos 10 minutos, respire fundo, ou vá tomar banho antes de ir comer.

A atividades físicas
Não existe droga ou fórmula capaz de dissolver calorias.Nem dieta que faça milagres. Calorias só são gastas quando solicitadas. E isso só acontecerá com a prática de atividade física regular. Caminhar, dançar, nadar, pedalar, vale tudo para movimentar o corpo.
É importante que seu intestino funcione bem -
não apenas para eliminar toxinas, mas porque a prisão de ventre prejudica a circulação, atrapalhando o retorno do sangue. Para garantir que essa 'máquina' trabalhe com eficiência, aumente a quantidade de fibras da dieta, consumindo mais alimentos integrais, frutas com casca, laranja com bagaço, verduras cruas, legumes crus ralados com casca. Unindo o 'útil ao útil', as fibras também aumentam a sensação de saciedade - o que vem a calhar num momento em que diminuir a quantidade de comida nas refeições é fundamental -, são energéticas, mantendo o pique diário equilibrado, e ainda ajudam a controlar o colesterol.

café da manhã todos os dias
Pesquisas comprovam que quem toma um café da manhã nutritivo corre menos risco de comer feito uma leoa nas outras refeições. Além disso, você garante mais pique e concentração. Tática: se não tem apetite quando acorda, comece com a fruta e, aos poucos, acrescente outros alimentos. Quem vive correndo pode optar por produtos prontos e saudáveis, como iogurte desnatado, suco light de caixinha, torrada integral e barrinha de cereais.

mais refeições
“Quem divide o que come em cinco refeições por dia acelera o metabolismo entre 5 e 15%”. Imagina se você ainda maneirar nas porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome. Tática: o ideal é comer a cada três ou quatro horas. Se você toma o café da manhã às 7 h, faça um lanche às 10 h, almoce às 13 h, lanche às 16 h e jante às 20 h.

Fuja das grandes compensações
do tipo comer muito e depois, por culpa, não comer mais nada. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de alimento de que necessita, é como se interpretasse que está num deserto sem comida. Seu instinto de sobrevivência faz com que poupe energia e passe a gastar menos para poder armazenar provisão. É preferível diminuir as quantidades, fracionando as refeições, e comer mais vezes - nunca fazendo intervalos com mais de três horas.

mais fruta, menos fome
As frutas frescas são cheias de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, alimentam e enganam a fome. Coma de três a quatro porções por dia, variando os tipos e inclua sempre uma cítrica (laranja, mexerica, limão) para melhorar a absorção do ferro presente nos outros alimentos.
Tática: substitua o doce da sobremesa por uma fruta e economize um montão de calorias. Se detesta fruta, comece com as desidratadas, que são bem docinhas.

a vez dos integrais
Seu organismo consome mais calorias para digerir os produtos integrais do que os refinados. Quer mais? As fibras presentes especialmente nos grãos e nas farinhas integrais melhoram o funcionamento do intestino, varrem as toxinas do corpo e aumentam a sensação de saciedade, já que tornam a digestão mais lenta.
Tática: troque o pão branco pelo integral, de centeio ou de aveia, de preferência light. Depois, faça o mesmo com o arroz e o macarrão. Acrescente grãos (soja, cevadinha, grão-de-bico) nas saladas; aveia nas sopas; granola no iogurte; gérmen de trigo nos sucos ou nas frutas picadas.


Capítulo doce:
você adora e está adiando a sua dieta só para não ficar sem os seus quitutes. Em pequena quantidade, um doce sozinho não engorda.

chocolate pela metade
Esse é o tipo de alimento que na medida certa faz bem: a todo momento surgem estudos comprovando que o polifenol, substância presente no chocolate, protege o coração, reduz o colesterol ruim, combate o envelhecimento precoce. Em excesso, a gente já sabe: vira pneuzinho.


50% menos gordura
Você não vive sem batata frita? Não precisa eliminar da sua vida, mas também não dá para comer todo dia e ser feliz... Reserve as frituras para os fins de semana e corte a quantidade pela metade.
Tática: em casa, mude a forma de preparo.
Evite as frituras de imersão, que absorvem uma grande quantidade de óleo, entre elas, empanados, batata frita, bolinhos e salgadinhos fritos.

No lugar de mergulhar os nuggets e pasteizinhos na frigideira, leve-os ao forno. Faça o mesmo com o bife e os filés de peixe e de frango.

presente em muitos alimentos, sem contar as carnes magras e os molhos de salada. Mesmo as margarinas lights e as gorduras mais saudáveis como azeite de oliva e óleo de canola devem ser limitadas, pois podem facilmente levar a um excesso de calorias.


verde antes de tudo
Você pode comer folhas à vontade. São levíssimas e têm um montão de vitaminas e fibras. Um prato só de verdes antes do almoço vai ocupar seu estômago e você vai acabar comendo menos alimentos que engordam. Para temperar, use uma colher de chá de azeite com limão e pouco sal; mostarda; shoyu light, vinagre ou molho de iogurte.
Tática: rúcula, agrião, escarola, acelga e alface podem ser consumidos refogados, picadinhos nas sopas, na carne moída, no frango de panela, no recheio das tortas, massas e panquecas e até nos sucos (evite coá-los para manter as fibras intactas).


jantar até as 20h
Quando dormimos, o metabolismo desacelera e a gente consome menos energia. Quanto mais próximo da hora de dormir você jantar, maior o risco de armazenar gorduras. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama: se isso acontece por volta das 22 h, jantar às 20 h é uma boa pedida.
Tática: quando for impossível comer mais cedo, faça um prato mais leve, com salada, vegetais cozidos e carnes brancas magras, de preferência grelhadas, ou tome uma sopa de legumes, mas nunca deixe de jantar

Evite o efeito sanfona
aquele que faz você ganhar e perder peso várias vezes, mesmo que seja uma quantidade pequena. Além de ser um convite às estrias, o engorda-emagrece-engorda faz o corpo adquirir gorduras em locais específicos, que vão ficando cada vez mais difíceis de ser eliminadas.

Para quem janta cedo ou dorme muito tarde, a ceia é fundamental para evitar ataques à geladeira no meio da noite. Quem vai para cama até 3 horas depois do jantar deve pular esta refeição.O que comer:1 copo de leite1 gelatina1 suco1 iogurte light.

Esqueça o emagrecimento a jato.
A perda de peso muito rápida prejudica a saúde, podendo trazer complicações, e a anemia é uma delas. Por outro lado, geralmente quem emagrece num estalo recupera tudo e um pouco mais, tornando-se presa fácil do efeito sanfona. Não esqueça: o emagrecimento mais permanente é gradativo.
Restrinja a ingestão de alimentos muito ricos em sódio ou sal
como enlatados, embutidos, frios, queijos fortes, temperos prontos, salgadinhos e alimentos desidratados em pacotinhos, pois eles dificultam a eliminação de líquidos do corpo, retendos-o sob a pele e causando inchaço. Para quem tem celulite, a retenção de líquido piora o quadro sensivelmente.
Esqueça o manjado grelhado com uma saladinha pálida.
Se você quer perder peso com saúde, sua refeição deve conter, em média, 50% de carboidratos, a principal fonte de energia para corpo, e os outros 50% divididos entre proteínas, essenciais para a reconstrução e renovação dos tecidos, vitaminas, sais minerais e gorduras. Dica: quanto mais colorida for a composição, maior a possibilidade de ingerir todos os nutrientes de que seu corpo necessita.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas.
Além das calorias extras e vazias (que não trazem benefício algum para o organismo), elas podem conter açúcar, e portanto mais calorias vazias, que podem facilmente levar ao excesso de peso e acúmulo de gordura no corpo. Se quiser beber, restrinja o brinde para um dia da semana: uma cerverjinha ou 2 taças de vinho seco.
Estratégias para driblar a fome:
ter sempre por perto, em casa, na bolsa ou na gaveta do escritório, frutas secas (damasco seco, uva-passa, banana-passa...). Se bater aquela fome no trânsito ou no meio do expediente, essas aliadas são deliciosas e energéticas, e dão sensação de saciedade. Iogurte desnatado na geladeria do escritório é outra boa alternativa

a dieta está rígida demais
Quando cortamos de forma drástica as calorias, principalmente carboidratos, o primeiro resultado é emagrecimento rápido. “Porém, depois de alguns meses, o organismo se ressente e passa a economizar energia, temendo passar fome. O que torna a perda de peso bem mais lenta e difícil”, A solução é optar por uma dieta equilibrada, que proporcione emagrecimento gradual.

o corpo se acostumou EFEITO PLATÔ
“Esse processo ocorre geralmente depois de emagrecer pelo menos 10% do seu peso”, Após uma dieta hipocalórica, o organismo pode se adaptar, ficando satisfeito com menos energia. Ou seja, o emagrecimento estaciona. A melhor saída é aumentar o ritmo e o tempo dos exercícios aeróbicos para compensar a menor queima calórica.

você relaxou...
Emagrecer costuma dar aquele incentivo para continuar firme na dieta. Só que, às vezes, o efeito pode ser contrário. “Depois de perder alguns quilos com facilidade, vem a sensação de que se é capaz de enxugar as medidas a qualquer momento. Isso faz com que sejamos mais permissivos com o cardápio” Resultado: os deslizes, que antes eram exceção, viram rotina. Se esse é o seu caso, retome a disciplina inicial: corte as frituras, evite comidas muito gordurosas e não exagere nos doces em geral.

Além dessas providências, seja qual for o seu caso, você pode turbinar a sua perda de peso.,alguns ingredientes que aceleram o seu metabolismo (ou seja, elevam o gasto de energia) e tranqüilizam seu apetite para tornar você menos vulnerável àqueles ataques à geladeira. Agora, sim, você vai eliminar os quilos que faltavam!


Operação detona gordura

1. TEMPEROS PICANTES
É científico. Estudos britânicos e japoneses comprovaram que o consumo de pimenta aumenta em até 25% o ritmo do metabolismo. Isso se dá porque a capsaicina, a substância ardida da pimenta, eleva a temperatura corporal e, para manter o organismo nos 36 graus, queimamos mais calorias do que o habitual. Uma também tem efeito estimulante e reduz o apetite. Mas vá com calma: algumas gotinhas de molho de pimenta em cada refeição são mais que suficientes. Abusos podem desencadear gastrite em pessoas com predisposição.
Outro tempero aliado do emagrecimento é o gengibre. Essa raiz eleva a temperatura corporal gra-ças à ação da substância zingiberina e provoca hiperatividade celular, estimulando maior queima energética. Segundo um estudo australiano, o gengibre pode elevar em até 20% o gasto calórico. Você pode usá-lo ralado, no preparo de carne, frango ou peixe, em refogados de legumes ou em conserva.

2. FARELO DE AVEIA
Muita gente já sabe que a aveia, além de promover uma verdadeira limpeza no organismo, varrendo o colesterol e as impurezas, ajuda a saciar a fome graças às suas fibras. A novidade boa é que o farelo (vendido em supermercados) também atua dessa maneira, com vantagens. Seu teor de fibra é superior ao da aveia e, por isso mesmo, engana melhor a fome. Outro benefício: o organismo não consegue assimilar todas as fibras (parte delas é eliminada pelas fezes), logo, a cada colher de sopa de farelo, que vale 30 calorias, só 5 são absorvidas. Como incluí-lo no cardápio? Adicione-o no suco de frutas, na vitamina, no iogurte, na sopa de legumes ou, ainda, prepare carnes magras empanadas no farelo e suco de limão.

3. ABACAXI COM HORTELÃ
Esse suco é ótimo para quem vive de olho na balança. A fruta possui uma enzima chamada bromelina, que facilita a digestão, principalmente das gorduras. Já a hortelã age de modo similar à pimenta a folha altera a tempe-ratura corporal (nesse caso, esfria em vez de esquentar), o que faz o organismo queimar mais calorias para voltar aos 36 graus. Para cada copo de suco, use duas fatias de abacaxi e duas colheres de sobremesa de hortelã picada. O chá de hortelã gelado tem efeito semelhante.

4. SHAKE
Os shakes, que ficaram famosos por prometer enxugar as medidas, podem ajudá-la a vencer a ba-lança. Os médicos continuam desaconselhando o seu uso no lugar do almoço ou do jantar por não ser um alimento completo e ba-lanceado. Porém, uma boa tática que não compromete a saúde é usá-lo temporariamente como lanche da tarde. É um jeito de despistar a fome e se satisfazer com um jantar mais leve, já que os excessos noturnos derrubam qualquer dieta. Os shakes têm, em média, de 130 a 230 calorias por porção batida com leite desnatado ou água e ajudam a segurar o apetite por conter fibras



O perigo do jejum
Ficar mais de 4 horas sem comer faz com que o organismo elimine nem uma grama de gordura que é o grande vilão da obesidade, mas faz com que vc elimine líquidos e massa muscular , e não gordura ajudando na flacidez.


Dicas
Se vc ficar com fome duas horas depois de comer é pq não ingeriu proteína o suficiente

Nenhum comentário: